pesquisa sheyde

terça-feira, 30 de março de 2010

Francofonia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


A bandeira la Francophonie simboliza os cinco continentes e foi adotada em 1987 por solicitação de Níger.
A Organização Internacional da Francofonia (em francês: Organisation internationale de la Francophonie ou la Francophonie), cujo acrónimo é OIF, é uma organização internacional que congrega países em que a língua francesa é oficial ou tem um status privilegiado. O termo "francofonia" também se refere, lato sensu, à comunidade de falantes do idioma francês[1].
Atualmente a organização tem 55 Estados-membros e treze países observadores. O principal pré-requisito para a admissão não é apenas o uso da língua francesa, mas sim a presença consistente da cultura e língua francesas no contexto identitário de um país, geralmente expressado pela relação privilegiada com a França em sua história.
Índice
[mostrar]
1 Membros
1.1 Europa
1.2 América
1.3 África
1.4 Ásia e Oceania
1.5 Os francófonos no mundo
2 Referências
3 Ligações externas
//
[editar] Membros
[editar] Europa


Mapa com os membros da Francofonia e seus participantes associados e observadores. Os países candidatos e os membros subnacionais são igualmente representados (na Bélgica e no Canadá).
Membros: Bélgica (e mais especificamente a Comunidade Francesa da Bélgica), Bulgária, França, Luxemburgo, Moldávia, Romênia e Suíça.
Países associados: Albânia e Macedônia
Observadores: República Checa, Eslováquia, Eslovênia, Lituânia Arménia e Polônia
Na Europa existem mais de 76 milhões de francófonos (OIF 1998). O francês é a língua estrangeira mais estudada no continente depois do inglês (Eurobarômetro 2001).
[editar] América
Membros: Canadá (e os governos participantes de Quebec e Novo Brunswick), Guiana Francesa, Dominica, Haiti, Santa Lúcia
Na América há mais de 14 milhões de francófonos (1998). É a quarta língua mais utilizada, atrás do espanhol, do português e do inglês, e à frente do quechua e outras línguas.
[editar] África
Membros: Argélia, Benin, Burkina Fasso, Burundi, Cabo Verde, Camarões, Chade, Comores, Congo-Brazzaville, Congo-Kinshasa, Costa do Marfim, Djibouti, Egito, Gabão, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Madagascar, Mali, Marrocos, Maurício, Mauritânia, Níger, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Senegal, Seychelles, Togo, Tunísia
Na África existem quase 79 milhões de francófonos (1998). Ainda tem a qualidade de "língua franca" junto com o inglês e o árabe.
[editar] Ásia e Oceania
Membros: Camboja, Síria, Laos, Líbano, Vanuatu, Vietnam, Micronésia, Polinésia Francesa.
Na Ásia há mais de três milhões de francófonos e na Oceania mais de meio milhão de francófonos (1998). Na Oceania é a segunda língua mais usada, atrás do inglês e à frente do maori.
[editar] Os francófonos no mundo
OIF: Segundo o Alto Conselho da Organização Internacional da Francofonia (1998) existem 173 milhões de falantes de francês e outros 110 milhões de "francisants" ou pessoas que falam francês com diferente grau de domínio.
O Linguasphere Observatory, por sua parte, mostra um total de 125 milhões incluindo translinguais.
Eurobarômetro: Um estudo do Eurobarômetro (2001) estima mais de 105 milhões (28% de 376 milhões) de usuários do francês na União Européia sem incluir outros cidadãos (Esta fonte é uma instituição oficiosa plurinacional e multilíngüe européia).
Segundo SIL International (Ethnologue, 15ª edição) o número de falantes primários é cerca de 65 milhões.

Referências
FRANCOPHONIE 18/03/2006, Radio France International
[editar] Ligações externas
Página oficial
[Esconder]
ve
Organização Internacional da Francofonia
Membros
BélgicaBenimBulgáriaBurkina FasoBurundiCabo VerdeCamarõesCambojaCanadáChadeChipreComoresCosta do MarfimDjiboutiDominicaEgitoFrançaGabãoGanaGuadalupeGuiana FrancesaGuinéGuiné-BissauGuiné EquatorialHaitiLaosLíbanoMadagáscarMaliMarrocosMartinicaMauritâniaMauríciaNígerNova BrunswickOntárioQuebecRepública Centro-AfricanaRepública Democrática do CongoRepública do CongoRoméniaRuandaSaint Pierre et MiquelonSanta LúciaSão Tomé e PríncipeSenegalSeychellesSuíçaTogoTunísiaVanuatuVietname

Observadores
ArméniaÁustriaCroáciaEslováquiaEslovéniaGeórgiaHungriaLituâniaMoçambiquePolóniaRepública ChecaSérviaUcrânia
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_Internacional_da_Francofonia"

Sem comentários:

Enviar um comentário